terça-feira, 1 de novembro de 2016

AQUARELA COM CAFÉ SOLÚVEL

NOS ESTUDOS SOBRE A ARTE CHINESA E JAPONESA SEMPRE APROVEITO PARA ABORDAR ESTA TÉCNICA, POIS O FATO DE USAR UMA "TINTA" DIFERENTE, CHAMA MUITO A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS. O CAFÉ SOLÚVEL TEM UMA TEXTURA MUITO BOA, PROPORCIONA UM RESULTADO MUITO BONITO. 
NÃO GOSTO MUITO DE USAR TINTA GUACHE PARA PINTAR EM AQUARELA, PORQUE A QUALIDADE DESSAS GUACHES ESCOLARES É MUITO RUIM, GERALMENTE O PIGMENTO RESSECA O PAPEL.
ALGUNS DOS EXEMPLOS DESSA ARTE INTITULADA PINTURA SUMIÊ;

A palavra sumiê significa “pintura a tinta” em português, e consiste numa técnica de pintura em preto-e-branco originada em mosteiros budistas da China durante a dinastia Sung (960-1274). Levada pelos monges zen ao Japão a partir do século XIV, o sumiê tinha essencialmente temáticas religiosas que representavam elementos budistas, como o círculo, que indica o vazio interior, ou da natureza, como as rochas e a água.

Para o artista, o mais importante é retratar a essência do elemento a ser pintado, e não a mera reprodução de sua aparência exterior. Adotando esses princípios, o sumiê exerce uma dicotomia interessante. Preto-e-branco, concreto e abstrato, água e terra, controle e espontaneidade são manifestações presentes nessa arte, que, a partir do século XV, passou a retratar também pássaros, flores e paisagens. Alguns dos artistas mais importantes do sumiê são datados desse período, destacando-se Sesshu, o primeiro a criar uma linguagem peculiarmente japonesa para o estilo.







ALUNOS EM SALA :





E, EU E NANDINHA PINTAMOS!





Nenhum comentário:

Postar um comentário